top of page

O teatro é uma forma de fugir de mim. No palco eu não sou Tainah, eu sou aquilo que eu nunca pensei em ser. Eu sou diferente, eu me sinto diferente. E o lindo dessa arte é isso: você pode ser tudo o que você quer e não quer, porque ao mesmo tempo em que você está sendo, você não é. 

Tainah Porpino

Amanda Dantas

Eu nunca tinha estado em uma peça. Esta foi a primeira vez que eu experimentei trabalhar com um grupo desta maneira. E eu adorei, e me surpreendeu que o grupo fosse formado com dedicação para que tudo ficasse bem. Eu também percebi que mesmo que seu personagem não seja um personagem principal, é importante porque, no final, complementam-se todos os detalhes e se um falhar, o outro também. É um trabalho em conjunto

Mariana Vargas

Enquanto era apenas espectadora e não via o verdadeiro mundo por trás das coxias, era tudo tão simples, apenas chegar, sentar e apreciar o espetáculo, e na maioria das vezes não se passar na minha mente o trabalhão que era fazer tudo aquilo. Mas agora, com a oportunidade de ser mais que espectadora, aí a coisa ficou mais séria... e apesar de todos os obstáculos possíveis, pude ver como é incrível “o mundo por trás das coxias” que sempre foi uma grande curiosidade da minha vida.

Dayanne Costa

 

Está sendo um desafio para mim fazer esse trabalho. Primeiro, por que eu não sou muito acostumada a fazer trabalhos em grupo (e esse é formado por metade da sala). Segundo, é difícil para mim (e certamente para os outros) saber que o que estamos ensaiando será visto por um auditório inteiro. Mas, fora isso, estou adorando fazê-lo e sei que no final tudo sempre dá certo.

Ângela Tavares

 

Mariana Segundo

 

"O teatro, para mim, é um sonho, uma lenda, uma história a ser contada, é tudo que se pode ser imaginado e mostrado. Estar por trás de uma cena é fantástico, poder acompanhar toda a montagem até que se passe a ideia certa. Ver no rosto de pessoas que antes era comum, outro alguém, poder encontrar uma nova cara para si mesmo. É como colocar uma máscara e acreditar que eu sumi, e sou apenas meu personagem, vivendo em outro mundo que é o espetáculo. Pode ser que sue a camisa, dê trabalho, faça pirar, mas nada é comparado ao sentimento de poder desfrutar da magia de fazer teatro."

Interpreto dois personagens, ambos homens, o que é um desafio para mim. Montar e apresentar uma obra teatral, conhecer o mundo do teatro, é uma experiência fantástica. É também um desafio, não deixando de ser especial. Apesar do trabalho, do estresse e falta de tempo que a peça proporciona, espero e acredito que todo o esforço será recompensado ao final.

Dayanne Oliveira

Lara Teixeira

"Apesar de não ter muita experiência com arte teatral, posso dizer que sinto como se eu tivesse dentro de mim algo guardado para esse momento desde sempre. Algo que eu amadureço, descubro e expresso com o passar dos ensaios. E cada descoberta, para mim, é maior do que a anterior, por isso tento ao máximo aproveitá-la em cena. Acho que arte é um pouco isso: revelar o desconhecido... E aprender com ele."

Está sendo um grande desafio pra mim, como para todos do grupo desenvolver esse trabalho. Pois é bastante cansativo, principalmente por morar distante da escola. Não sou muito tímida, mas admito que estou com receio com a nova experiência de encenar uma peça, na qual várias pessoas irão comparecer. Por outro é muito gratificante tudo isso, gostaria de ter mais tempo para dedicar ao teatro, e isso fez com que perdessemos a timidez e se aproximasse um dos outros.

Paula Renata

Madson Luiz

"Atuar é uma experiência única e fazer o papel de Mitch está sendo um desafio, por ser um papel masculino e por representar todo o machismo que está oculto em um personagem cavalheiro e galanteador. Entrar no palco é como desprender-se de toda realidade e viver apenas o que está acontecendo no espaço cênico."

Brisa Bracchi

"Para mim esse trabalho é uma grande experiência, pois nunca fiz algo parecido. Estou adorando participar deste incrível trabalho com o meu grupo. Talvez um dos grandes desafios seja vencer a timidez, pois uma coisa é se apresentar para os colegas e a professora e outra, é se apresentar diante de toda a comunidade. Mesmo sendo tímida e sentindo um friozinho na barriga só de pensar no dia da apresentação, darei o melhor de mim e sei que tudo vai dar certo."

Karena Leal

Daniele Silva

Atarcilene Souza

Ter a matéria de artes cênicas está me surpreendendo muito, pois estou aprendendo mais que atuar, estou aprendendo a conhecer e a olhar as pessoas com outros olhos. È uma experiência única pra nós. É um trabalho em equipe, um depende do outro, um transforma, constrói o outro. Estamos nos esforçando bastante pra dar o nosso melhor. A arte está sempre nos surpreendendo.

Ingrid Gabriele

Eu sempre quis ter uma experiência com atuação. E apesar de cansativa, essa oportunidade está sendo incrível. Nós nem sentimos o tempo passar e daqui a pouco é o grande e tão esperado dia que apresentaremos. Em palco, estará o que conseguimos absorver durante um pouco mais de um mês. Trabalho esse de união, que no final irá fazer tudo isso valer a pena. A oportunidade de fazer/ser arte não deveria ser desperdiçada por ninguém.

Minha experiencia, com relação a peça, esta sendo única e brilhante. Com certeza irei aplica-la na minha vida profissional, levando em conta: trabalho em grupo, opiniões divergentes, acertar e errar com os outros a fim de alcançar um único objetivo. Na minha vida pessoal, estou usando desde ja os conhecimentos obtidos durante os ensaios, como me expressar melhor, ser mais observadora, tendo mais reflexo e mais coragem para enfrentar os desafios. A companhia teatral reticênicas vai me acompanhar em todas as situações para o resto da minha vida.

Bruna Borges

"O projeto de montar um espetáculo e fazer parte dele, é uma experiência muito interessante principalmente devido aos temas que a peça apresentada aborda; É um conjunto de responsabilidades que apenas terão resultados satisfatórios se forem feitos todos com compromisso,o espetáculo é composto com a participação de todos os integrantes e é uma forma ensinar ao grupo a trabalhar em equipe. É um prazer representar situações cotidianas que muitas vezes passam despercebidas para as pessoas, e fazer com que elas enxerguem com outros olhos por meio de uma intervenção feita por nós."

Mesmo com a vivência que já tive em alguns cursos e projetos teatrais, essa experiência está sendo única emocionante, apesar de todo o estresse e nervosismo, está sendo incrível e realmente maravilhosa montar e organizar uma peça de teatro que para nós será tão grandiosa. Todo conhecimento adquirido nesse trabalho será definitivamente importante e sem dúvida, levarei para a vida toda. Espero que o público goste e reconheça, em nossos personagens e em nossa ação em cena, todo o esforço e dedicação entregue durante todo o processo de criação desse projeto.

bottom of page