top of page

A iluminação cênica  tem função de, além de iluminar a cena, causar sensações e criar ambiente dentro do palco, auxiliando para que os sentimentos dos atores fiquem em ênfase de acordo com a mudança de luz.

Há vários tipos de refletores para iluminação cênica, como o “Scoop”, que difunde a luz em quase 180°, sendo disperso. Há também o “LED”, que não possui filamento, além de ter as três cores-luzes primárias: vermelha, azul e verde. O auditório do IFRN Natal-Central dispõe de 3 tipos de refletores, são eles:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFLETORES PAR (Parabolic Aluminised Reflector)

Têm o seu foco ovalado, pouco definido e bastante intenso. É numerado de acordo com seu angulo de abertura do foco, sendo o mais aberto o de numero mais baixo. Por fora são idênticos, o que diferencia o foco é a lâmpada, e, no caso do auditório onde será realizada a apresentação da peça, uma fita amarela na haste. O auditório conta com dois tipos de PAR:

PAR foco 5 – mais fechado

PAR foco 2 – mais aberto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFLETORES PLANO-CONVEXO (PC)

Este tipo de refletor possui uma lente plano-convexa, gerando um foco bem definido e uniforme. Seus seis exemplares estão dispostos da seguinte forma:

- Três focos dianteiros na vara frontal;

- Três focos traseiros na vara central.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFLETORES SETLIGHT

Tem  luz bastante intensa e dispersa, pode ser usada para preencher  grandes áreas. Há oito exemplares no auditório, sendo eles:

                - Dois na vara frontal, apontados para a plateia;

                - Seis volantes, que são disponibilizados depois que a equipe técnica é contatada.

 

Para a peça “Um bonde chamado desejo”, foram utilizados todos os tipos de refletores dispostos no auditório, pois a peça requer muita mudança de iluminação, já que é um drama com algumas cenas bastante fortes.

Escolha das cores para provocar sensações

 

Luz amarela: Será utilizada para as cenas menos fortes e para definir espaços. Pretendo usá-la como auxílio para definir dois cômodos no palco, com dois focos das luzes gerais –um na parte esquerda do palco, o outro na direito-, já que na casa em que se passa a maioria das cenas só há dois cômodos.

 

Luz vermelha: A luz vermelha será utilizada nas cenas mais forte, como a cena em que Stella é espancada e na que os monstros recitam um poema para Blanche, logo após ela ter sido estuprada. A sensação que quero causar é de medo, violência, onde as pessoas se choquem e sintam pena dos personagens violentados.

 

Sensações que pretendo provocar com a iluminação em cada cena em 30% da peça:

Cena 1: Cena de Blanche com os monstros no momento em que é expulsa da sua cidade.  Foco central frontal, onde está Blanche e os monstros. Sensação de suspense. Entra o bonde pelo corredor lateral, localizado em frente ao palco, o refletor disposto nesse corredor é aceso. Ao Blanche entrar no bonde, ele segue para o corredor central, nesse momento a luz do corredor lateral é diminuída e a do central é acesa para que dê ênfase na saída de Blanche dentro do bonde chamado desejo. Blackout.

 

Cena 2: A luz do corredor lateral é acesa para Eunice e a mulher negra entrarem, ao mesmo tempo que a luz do corredor central acende para que Blanche entre. Ao entrar na casa, a luz geral direita é acesa, onde é representada a cozinha.  Quando Stella chega e mostra o outro cômodo, a luz deste é acesa, que é a luz geral na parte esquerda do palco. Luz do corredor lateral acende para os homens entrarem e apaga quando eles entram na cozinha. Toda a iluminação vai baixando aos poucos no momento em que Blanche fala sobre seu marido que morreu, de forma que dê blackout e que o público perceba que aquele é um assunto delicado para a protagonista.

 

Cena 3: Em toda a cena só é utilizada a iluminação das duas luzes gerais, na parte direita e esquerda do palco, com exceção da hora em que Ingrid vai para a escada e quando Blanche e Stella saem de casa, nesse momento acende-se a luz do corredor lateral e abaixa-se até apagar no momento em que o personagem sai do campo de visão do espectador.

 

Cena 4: Stella e Blanche chegam pelo corredor lateral, a luz é acesa e abaixa-se até se apagar no momento que elas ‘’entram em casa’’.  As luzes gerais da direita e da esquerda estão ligadas em toda a cena. No momento em que Stella é espancada, os focos amarelos vão abaixando e surge a luz Setlight vermelha, para causar mais impacto e a sensação de horror nos espectadores.  O espancamento vai acabando e as luzes gerais amarelas ressurgem. Luz do corredor lateral é ligada para Blanche e Stella saírem, e, depois, para os rapazes saírem. Momentos depois, só a luz do corredor lateral está ligada, para que o foco seja Blanche e Mitch, ela permanece ligada até que eles se aproximam para o beijo. Blackout para causar suspense e dúvida nos espectadores.

 

Iluminação

bottom of page